sábado, 13 de abril de 2019

Cancelamento do BPC de idosos e deficientes começa em julho para quem não se cadastrou no CadÚnico.

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Previdência - idosos e deficientes - e não fez o Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico vai ter o pagamento suspenso. O Governo anunciou novo parâmetro para regularização, pela data de nascimento do segurado. O prazo, que começaria em março, foi estendido.

A suspensão será em lotes, conforme publicação da medida no Diário Oficial da União de quinta-feira, dia 11. De acordo com o Ministério da Cidadania, o INSS vai enviar carta de notificação sobre a necessidade de preencher o CadÚnico. Se já foi notificado e não se cadastrou, ficará bloqueado a partir do mês de aniversário. Após 30 dias, o pagamento do benefício será suspenso.

O primeiro lote de suspensão começa em julho deste ano para quem faz aniversário em janeiro e recebeu notificação em abril. Neste caso, o benefício ficará bloqueado de 1º a 30 de junho. Se aniversaria em fevereiro e receber a notificação em maio, terá o benefício bloqueado de 1 a 30 de julho, e a suspensão a partir de agosto. Assim, sucessivamente, até março de 2020, quando todos forem notificados pela data de aniversário até dezembro.

Os últimos bloqueios serão de 1º a 30 de maio de 2020 e a suspensão a partir de junho do ano que vem. O cadastro no CadÚnico é feito nas Secretarias de Assistência Social dos municípios ou nos Centros de Referência de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário