quarta-feira, 24 de abril de 2019

Dormir menos de 5 horas e beber álcool antes de deitar prejudicam a saúde, diz pesquisa.

Dormir menos de cinco horas por noite, com frequência, faz mal para a saúde. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que tentaram desmentir informações falsas sobre o sono, que circulam na internet.

Um dos boatos, ou mitos, mais comuns é exatamente esse. Há quem afirme, na web, que dormir menos de cinco horas faz bem. Mas os estudiosos garantem que a prática pode causar problemas cardiovasculares, como infarto e derrame. Tem, ainda, aqueles que acham que tomar uma cerveja ou outra bebida alcoólica antes de deitar ajuda a dar aquela relaxada. Esse também foi um dos boatos mais encontrados na internet e que não é verdadeiro.

Os pesquisadores até admitem que o álcool pode fazer dormir com mais facilidade. Porém, afirmam que a qualidade do sono piora. Eles também negam que ligar a TV do quarto ajuda a relaxar. Avisam, aliás, que o efeito pode ser o oposto, com o surgimento da ansiedade e do estresse. Sem falar que a TV e o celular, que muita gente leva pra cama, produzem luz azul, o que atrasa a produção de melatonina, que é o hormônio do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário