domingo, 29 de novembro de 2020

Doenças causadas por vírus respiratórios, entre eles o da Covid-19, voltam a aumentar no Brasil.

A Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, alerta para o aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave. A doença pode ser provocada vários vírus respiratórios, entre eles a Covid-19 que este ano respondeu por mais de 98% dos registros. A tendência de crescimento já vinha sendo registrada nas capitais, mas essa é a primeira vez que o aumento é sinalizado pela Fiocruz para todo o País.

Os dados são divulgados pela fundação por meio do boletim semanal Infogripe. Nas últimas seis ou três semanas, a tendência de crescimento de casos de síndrome respiratória aguda grave foi verificada em 21 estados. De acordo com o G1, o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, lembrou na rede social Twitter que o País voltou a atender cirurgias não urgentes, entre outros problemas de saúde. Isso faz com que pacientes com casos graves de Covid-19 encontrem uma rede de atendimento com uma demanda maior, conclui ele.

Na última terça-feira, 24, o Imperial College London, de Londres, também alertou que a taxa de transmissão do coronavírus no Brasil é a maior desde maio. O relatório aponta que o índice está em 1,3 o que significa que cada grupo de 100 infectados transmite a doença para outras 130 pessoas. Além disso, monitoramentos sobre as taxas de internações em UTIs indicam altas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário