sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Quase 37 mil eleitores vão as urnas neste domingo em Bom Conselho.

Neste domingo, 15 de novembro, cerca de 37 mil eleitores devem ir às urnas para eleger o novo prefeito, vice e vereadores da cidade de Bom Conselho para o quadriênio 2021/2024. Ao todo, são 36 mil 977 bomconselhenses aptos a votar. Desse total, 19 mil 711 são mulheres, 17 mil 260 são homens e outros 6 não informaram o sexo no momento do cadastro eleitoral.

Neste ano, a eleição começará mais cedo, às 7 horas, e terminará às 17 horas. E entre 7 e 10 horas, pessoas com 60 anos ou mais terão prioridade. Essas medidas foram adotadas para preservar a saúde dos eleitores, por conta da pandemia. Também para evitar contaminação, é recomendado que cada um leve sua própria caneta, pra assinar a ficha de presença. E, é claro, o uso da máscara será obrigatório.

Quem tem mais de 18 anos é obrigado a votar. Já pra quem tem 16, 17, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos o voto é opcional. Não é necessário apresentar o título de eleitor, mas sim um documento original com foto. Nesse caso, porém, é importante que o cidadão saiba os números da zona e da seção eleitoral, que podem ser consultados pela internet. Esses dados também estão disponíveis no aplicativo de celular e-Título.

Ainda por causa da pandemia, o uso da biometria foi cancelado, assim como a decisão de suspender o título de quem não fez o cadastro. Porém, quem já estava com o título suspenso não pode votar. Em Bom Conselho, o local de votação com o maior número de seções é a Escola Estadual Frei Caetano de Messina. No total, são 18. Lá, também está o maior número de eleitores aptos a votarem. São 6 mil 163 votantes.

Na eleição deste ano Bom Conselho conta com 104 nomes concorrendo a vereador e tem cinco candidaturas a prefeito. Primeiro o eleitor votará para vereador, e em seguida o voto será para prefeito. A apuração começa imediatamente após o fechamento das urnas. O resultado oficial, com os eleitos, será conhecido ainda na noite de domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário