O Governo de Pernambuco renovou o decreto que reconhece a situação de emergência devido à estiagem em 59 municípios do Agreste, entre os quais, Bom Conselho. O decreto, publicado no Diário Oficial do estado de quinta-feira (10), tem validade de 180 dias. No decreto, o governador Paulo Câmara determinou que "os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas, e competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o enfrentamento à Situação de Emergência em conjunto com os órgãos municipais".
A decisão é tomada periodicamente nas regiões mais afetadas pela seca. A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) explica que o estado de emergência é constatado a partir de vistorias nos municípios do Agreste e do Sertão durante a vigência da norma. Na prática, o decreto possibilita que a população das zonas rurais se beneficie de recursos e programas que ajudam a atravessar o período crítico. Além de Bom Conselho, entre os municípios em situação de emergência estão Águas Belas, Brejão, Iati, Lagoa do Ouro, Paranatama, Saloá e Terezinha.
Confira as cidades em situação de emergência por causa da estiagem: Agrestina, Águas Belas, Angelim, Alagoinha, Altinho, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Brejão, Buíque, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Caruaru, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Casinhas, Cupira, Frei Miguelinho, Iati, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Orobó, Panelas, Passira, Paranatama, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Venturosa, Vertente do Lério e Vertentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário