Três cantores brasileiros entram para a lista dos 200 melhores cantores da história. A revista Rolling Stone, a mais conceituada do universo da música, atualizou um ranking feito originalmente em 2008. O primeiro brasileiro a aparecer no ranking atual é João Gilberto, na posição de número 81, a quem a revista definiu como um dos três arquitetos fundadores da Bossa Nova.
Nove posição atrás, em nonagésima, está Gal Costa, descrita pela publicação norte-americana como “vocalista feminina mais transcendente da era pós-bossa”. E, na posição de número 108, Caetano Veloso, tido pela revista como “o principal cantor e compositor do Brasil, o equivalente nacional de Bob Dylan, um roqueiro revolucionário com uma forte inclinação literária”.
Para ranquear os artistas, a Rolling Stone considerou quatro principais critérios: originalidade, influência, a profundidade do catálogo do artista e a amplitude do legado musical. Também contou, como explicou a própria publicação, a capacidade do artista de “refazer o mundo apenas abrindo a boca”.
O primeiro lugar da lista pertence à diva Aretha Franklin. Ela é seguida por Whitney Houston e Sam Cooke. Completam o top 10, nessa ordem: Billie Holiday, Mariah Carey, Ray Charles, Stevie Wonder, Beyoncé, Otis Redding e Al Green.
Nenhum comentário:
Postar um comentário