A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a manipulação, a propaganda e o uso de implantes hormonais. Esses produtos que são inseridos na pele ganharam o apelido de chip da beleza e são vendidos por farmácias de manipulação. Eles são usados para fins estéticos, mas a utilização é criticada pelas sociedades médicas. Essas instituições destacam que não há uma dose segura de hormônio para essa finalidade.
A Anvisa justifica que tomou a decisão após denúncias de entidades como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Isso porque houve um aumento no atendimento de pessoas com problemas devido ao uso de implantes hormonais manipulados. Segundo a Anvisa, as fórmulas contêm substâncias que inclusive não possuem avaliação de segurança para esse tipo de uso.
Entre as complicações apresentadas estão alta do colesterol e da pressão, acidente vascular cerebral e arritmia cardíacas. A agência recomenda quem utiliza o chip da beleza a procurar um médico e receber orientações específicas sobre o tratamento. O implante hormonal é usado para tratar condições específicas de saúde, como endometriose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário