O brasileiro paga o maior tributo por
minuto de ligação no celular na América Latina.
É o que revela um estudo da consultoria Deloitte a pedido da Associação do Sistema de Comunicação Móvel. Segundo o levantamento, a carga tributária sobre os serviços de telefonia móvel no País é de 37% em média.
Com 48% do total de linhas, o Brasil é o País com mais conexões de telefonia celular. Fechou o segundo semestre de 2012 com quase 260 milhões e meio, mais de três vezes e meia o total do México.
Os números credenciam o país como o quarto maior mercado do mundo em linhas de celular, atrás somente da China, Índia e Estados Unidos. No entanto, o consumo médio de minutos brasileiro está longe do topo na América Latina.
A média brasileira é de 120 minutos ao mês, longe da do líder México, de 200 minutos.
O principal vilão apontado é Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, o ICMS, aplicado pelos Estados. Ainda de acordo com o estudo, a tributação da telefonia no Brasil pode ser equiparada à alta carga aplicada pelo governo ao tabaco e ao álcool para desencorajar o consumo.
É o que revela um estudo da consultoria Deloitte a pedido da Associação do Sistema de Comunicação Móvel. Segundo o levantamento, a carga tributária sobre os serviços de telefonia móvel no País é de 37% em média.
Com 48% do total de linhas, o Brasil é o País com mais conexões de telefonia celular. Fechou o segundo semestre de 2012 com quase 260 milhões e meio, mais de três vezes e meia o total do México.
Os números credenciam o país como o quarto maior mercado do mundo em linhas de celular, atrás somente da China, Índia e Estados Unidos. No entanto, o consumo médio de minutos brasileiro está longe do topo na América Latina.
A média brasileira é de 120 minutos ao mês, longe da do líder México, de 200 minutos.
O principal vilão apontado é Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, o ICMS, aplicado pelos Estados. Ainda de acordo com o estudo, a tributação da telefonia no Brasil pode ser equiparada à alta carga aplicada pelo governo ao tabaco e ao álcool para desencorajar o consumo.
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