domingo, 26 de outubro de 2014

Ter fumante em casa é como viver em uma cidade altamente poluída.

Já se sabe que mesmo quem não fuma pode ter a saúde prejudicada pelos componentes do tabaco, quando convive com um fumante. Agora, um estudo da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, mostrou que morar com alguém que faz uso do cigarro, charuto ou cachimbo é tão ruim quanto viver em cidades altamente poluídas.

Os pesquisadores compararam as concentrações de metais pesados e outros compostos derivados do tabaco em lares de fumantes e de não fumantes. O estudo mostrou que ter uma alguém que fuma em casa deixa a pessoa que não fuma três vezes mais exposta a partículas nocivas, do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Conviver com um fumante por 80 anos, por exemplo, equivale a fumar um cigarro por dia, durante um ano.

Os pesquisadores lembram que inalar a fumaça do tabaco pode agravar crises de asma, provocar danos no pulmão e até a morte prematura de quem tem problemas cardíacos. A recomendação é para que o fumante seja consciente dos males que pode causar e só acenda o cigarro fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário