segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Selfie vira senha para cartão de crédito com uso de biometria.

Empresas apostam em Selfies para aumentar a segurança de transações bancárias. A biometria já é utilizada com impressões digitais, tamanho da mão, voz e até mesmo a íris dos olhos. Nos Estados Unidos, a MasterCard iniciou um programa de testes.

A ideia é utilizar os auto-retratos, conhecidos como selfie, na hora de efetuar compras e transferências. Na hora de pagar, o cliente não terá de digitar senhas; bastará tirar uma foto da própria face com o celular e um app da operadora fará o trabalho de identificação. No Brasil, já há 90 mil caixas eletrônicos equipados com os sensores, de acordo com a HDI Biometrics, empresa especializada em produtos biométricos. E outros 70 mil ainda passarão pela transformação.

No varejo, as soluções poderiam ser usadas na hora de abertura de crediários, alvo comum de fraudes por meio de documentos falsos. A Certibio, por exemplo, pretende oferecer um sistema que utiliza o banco de dados de órgãos oficiais de identificação para a validação da identidade. Apesar da expansão do uso da tecnologia, a autenticação biométrica ainda gera desconfiança nos usuários domésticos, que têm dúvidas sobre a segurança dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário