terça-feira, 3 de julho de 2018

Alimentos terão controle de gordura trans.

Uma comissão na Câmara dos Deputados aprovou proposta que limita o uso de gorduras vegetais hidrogenadas na fabricação de alimentos. Segundo o texto, os alimentos processados devem ter o limite de 5% no total de gorduras hidrogenadas.

Já para alimentos como óleos e margarinas, poderá ter no máximo 2%. A gordura hidrogenada, também conhecida, como gordura trans é fabricada a partir de óleos vegetais. Essa gordura é usada para modificar a textura dos alimentos e aumentar o prazo da validade.

Geralmente ela é encontrada na composição de sorvetes, margarinas, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos e biscoitos. E o uso em excesso aumenta o risco de doença cardíaca. O texto também aponta que em casos específicos vão ser liberados o uso de gorduras vegetais hidrogenadas em proporções maiores, mas para isso, é necessária uma justificativa técnica. A proposta ainda vai ser analisada por outras comissões. E passa a valer assim que for publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário