quarta-feira, 3 de março de 2021

É falsa mensagem que associa uso de máscara ao desenvolvimento de câncer.

Nem tudo que está na internet é verdade. E isso você já sabe! Circula nas redes sociais, por exemplo, mensagem que diz que um estudo provou que as máscaras de proteção facial, itens que se tornaram indispensáveis em meio à pandemia de coronavírus, acumulam micróbios capazes de causar câncer.

A mensagem, que circula tanto em inglês como em português, cita como fonte um estudo recém-publicado na revista Cancer Discovery. Estudo que, vale dizer, foi feito para tentar analisar como microorganismos presentes no sistema respiratório inferior interferem nas chances de cura de pacientes com câncer de pulmão. O estudo foi realizado de 2013 a 2018, antes da pandemia, portanto, e sequer menciona o uso de máscaras.

No Twitter, Leopoldo Segal, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, um dos responsáveis pela pesquisa em questão, classificou a mensagem como ‘ultrajante’ e escreveu: ‘Não é uma interpretação errônea do estudo, mas, sim, um ato malicioso para promover uma agenda antimáscara infundada e ignorante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário