sexta-feira, 5 de março de 2021

INSS testa prova de vida pelo celular.

Uma nova fase da prova de vida digital para aposentados e pensionistas do INSS está funcionando. No ano passado, a previdência lançou um projeto piloto para realizar o procedimento. Na prática, o aposentado realiza a prova de vida pelo celular por meio de uma selfie. Porém, só poderiam participar aproximadamente 500 mil beneficiários selecionados.

Agora, o INSS começou a ampliar o procedimento digital. Cinco milhões e 300 mil aposentados e pensionistas foram convocados para fazer a prova de vida pelo celular. Os segurados convocados são aqueles que constam com algum cadastro digital na base de dados do governo, como a carteira de motorista digital. Com isso, o INSS poderá fazer o cruzamento de dados e confirmar que o aposentado está vivo.

A prova de vida digital é feita pelo aplicativo gov.br. De acordo com a previdência, os aposentados que foram convocados para participar do, ainda, projeto piloto foram avisados por Sms e por E-mail. Já a prova de vida física, feita em bancos ou no INSS, só deve retornar em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário