Mais de 480 mil trabalhadores que tiveram registro em 2020 ainda não sacaram o abono do PIS-Pasep. O valor pode chegar a 1 mil 212 reais se o emprego formal teve duração de 12 meses, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. O menor abono é de 101 reais, para quem teve apenas um mês de registro. Os pagamentos começaram a ser liberados em fevereiro e concluídos em março deste ano. Os trabalhadores têm até 29 de dezembro para fazer o saque.
O PIS é pago na Caixa Econômica Federal a quem teve ao menos um mês de registro em carteira ao longo do ano, no caso de emprego no setor privado. Já o Pasep é pago aos servidores públicos pelo Banco do Brasil. Outras regras incluem estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ao menos há cinco anos e ter recebido, em média, dois salários mínimos por mês.
Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode consultar os aplicativos Carteira de Trabalho Digital, FGTS, Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Ou pelos telefones 135 da Previdência Social; e centrais de atendimento da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Vale lembrar que o calendário de pagamentos referentes ao ano-base 2021 ainda não foi divulgado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário