quinta-feira, 9 de março de 2023

Estados agora têm até o dia 6 de novembro para começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional.

Estados agora têm até o dia 6 de novembro deste ano para começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN. O prazo original venceu. Terminaria na segunda-feira, dia 6 de março. Mas a maioria dos estados não se adaptou a tempo. 18 estados ainda não conseguiram ajustar os sistemas para dar início a emissão do novo documento e o governo federal prorrogou o prazo.

A nova carteira de identidade, no entanto, já está sendo emitida no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Goiás, em Pernambuco, no Acre e no Piauí. Apesar de novo, o documento não cria nenhuma nova numeração. Apenas aposenta o RG, que é um documento estadual, e passa a considerar o CPF da pessoa como número de identificação nacional.

Além da versão física, o Carteira de Identidade Nacional também é disponibilizado para o cidadão no formato digital, com acesso pelo aplicativo Gov.br. De acordo com dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, cerca de 200 mil documentos físicos da Carteira de Identidade Nacional já foram emitidos e mais de 175 mil baixados no formato digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário