Mais de noventa milhões de empregos devem ser substituídos por novas tecnologias até 2030. O cálculo é de uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral. De acordo com o estudo, 92 milhões de vagas de trabalho vão ser substituídos por inteligência artificial.
O número representa 8% da força de trabalho no mundo hoje. Mas o relatório não é todo pessimista. Ao mesmo tempo, 170 milhões de empregos devem ser criados pelo setor de novas tecnologias, o que significa 14% de toda mão de obra global. Para o levantamento, mais de mil empregadores de 55 países responderam a um questionário com 38 perguntas.
O objetivo da pesquisa era avaliar as macrotendências que impactam os empregos, no período de 2025 até 2030. Ainda de acordo com o levantamento, 65% dos empregadores entrevistados consideram a necessidade de requalificação para se adaptar à demanda do mercado.
O foco são as competências ligadas à inteligência artificial, Big Data e segurança cibernética. O relatório listou funções com maior potencial de crescimento e com potencial de declínio rápido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário