terça-feira, 4 de novembro de 2025

Bom Conselho e outros municípios receberam ações de prevenção e apoio promovidas pela Defesa Civil de Pernambuco.

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco realizou, no final de outubro, uma série de ações estratégicas nas regiões do Agreste e Sertão do Estado. O objetivo é fortalecer a gestão de risco e a preparação dos municípios para o enfrentamento da estiagem, decorrente da baixa pluviometria que afeta diversas localidades.

As equipes da Defesa Civil Estadual prestaram apoio técnico e orientações às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil em municípios como: Bom Conselho, Saloá, Capoeiras, Jucati, Terezinha, Betânia, Orobó, Casinhas, Limoeiro, João Alfredo, Brejo da Madre de Deus, Passira, Cumaru, Sertânia, Custódia, Ibimirim, Poção, Santa Maria do Cambucá e Surubim.

As ações visam fortalecer os sistemas municipais e estaduais de proteção e defesa civil, e mitigar os efeitos da estiagem junto às populações mais vulneráveis.

Além do trabalho preventivo contra os efeitos da seca, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil também apoiou e orientou municípios que possuem barragens classificadas com Nível de Perigo Global em alerta ou emergência. As atividades incluíram o acompanhamento e a atualização dos Planos de Contingência Municipais para Acidentes com Barragens em cidades como Bom Conselho, Poção, Saloá, Capoeiras, Terezinha, Jucati e Brejo da Madre de Deus.

As ações integram o planejamento estadual de fortalecimento da resiliência climática e segurança hídrica, especialmente nas áreas mais suscetíveis à estiagem e ao colapso de barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário