segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Saiba como proteger as crianças de acidentes domésticos.

No período de férias escolares, as crianças permanecem mais tempo dentro de casa, o que aumenta o risco de acidentes domésticos. O Corpo de Bombeiros tem algumas dicas importantes para os pais se prevenirem quanto a esses acidentes.

Os locais mais perigosos dentro de casa para as crianças são a cozinha e a área de serviço. Por isto, os pais devem ter cuidados especiais nesses dois ambientes.

“Os produtos de limpeza não devem estar em locais de fácil acesso à criança, que pode pensar que é um refrigerante e tomá-los. Já na cozinha o interessante é que a criança não venha nesse local, mas, se vier, é preciso ter cuidado com o fogão e a panela. O tipo ideal de panela é aquela que não tem cabo, para que a criança não puxe, ou, se tiver o cabo, que fique com ele virado para dentro”.

Ainda na cozinha, é preciso que os pais estejam atentos também ao botijão de gás. “É importante que a mangueira esteja com a validade verificada assim como o registro do botijão. Não deve ser colocado nenhum adorno em torno dele para evitar propagação do fogo em caso de incêndio”.

Para evitar choques elétricos, por exemplo, é preciso proteger as tomadas de toda a casa. “É importante que os pais, nessa época, verifiquem o entorno onde a criança brinca e tenham o cuidado de usar protetores de tomadas”.

O local onde são guardados os medicamentos dentro de casa também deve ser motivo de preocupação dos pais.  “Os medicamentos devem ser colocados em um local onde as crianças não tenham acesso, em locais altos e protegidos para evitar casos de crianças com intoxicação por ingerir remédios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário