segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Hoje na História


07/02/1999
Morre de câncer, aos 63 anos de idade, o Rei Hussein, da Jordânia, que é sucedido por seu filho mais velho, Abdullah.

07/02/1990
O Partido Comunista da União Soviética concorda em deixar outros grupos políticos competirem pelo controle do país, desistindo assim de seu monopólio no poder.

07/02/1968
Todos os 10 representantes das províncias do Canadá concordam com uma nova constituição, concedendo à língua francesa importância igual à língua inglesa.

07/02/1945
O jornal O Estado de São Paulo volta às mãos de Júlio Mesquita, após quase 5 anos de intervenção.

07/02/1943
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo norte-americano anuncia que dentro de dois dias o racionamento de calçados entraria em ação, limitando cada consumidor a três pares para o resto do ano.

07/02/1940
O desenho animado de Walt Disney, “Pinocchio”, estréia no Center Theatre em Manhattan, Nova Iorque. Foi a segunda grande obra de Disney, seguindo “Branca de Neve e os Sete Anões”.

07/02/1904
O maior incêndio dos Estados Unidos desde a grande queima em Chicago de 1871, irrompe em Baltimore, destruindo mais de 2.600 edifícios.

07/02/1827
Entra em circulação o Farol Paulistano, o primeiro jornal de São Paulo.


 
Dia Nacional do Gráfico.


O dia 07 de fevereiro foi a data escolhida para homenagear o gráfico em razão de uma greve realizada por esses profissionais no ano de 1923, em São Paulo, onde reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos. O movimento obteve sucesso e marcou a base sindical do país, tendo sido liderado por João da Costa Pimenta.
O trabalho do profissional gráfico é de imprimir panfletos de propagandas, cartões de visita, convites, notas fiscais, livros, revistas e jornais, além de etiquetas, embalagens e banners. Também são responsáveis por produção de artigos de papelaria e cartonagem.
Os primeiros serviços impressos foram criados por Johan Gutemberg (1400-1468), através de um código de impressão feito por letras em alto relevo e metálicas, a que chamaram de tipos, próprias para fixar a tinta. Foi ele o responsável pelo aperfeiçoamento das técnicas de impressão, sendo o primeiro a publicar a bíblia sagrada, através da impressão de trezentas páginas por dia.
Com a evolução, as formas de impressão se tornaram mais modernas e mais ágeis, tornando a profissão de gráfico importante ferramenta para as comunicações, para o jornalismo, para divulgar ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário