A cidade de Garanhuns sediou na terça-feira (01), a terceira oficina de discussão do Plano Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador em Pernambuco. A evento aconteceu no auditório do Sebrae, e reuniu conselheiros de direitos e tutelares, representantes de organizações da sociedade civil e de secretarias municipais de assistência social e educação de Garanhuns e de diversos municípios do Agreste Meridional do Estado.
Bom Conselho esteve participando do evento com 05 (cinco) representantes. Foram eles: Cláudia Costa – da Secretaria de Educação; Edjane Gomes – do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente; Francisco de Souza– do Conselho Tutelar; Ivânia – da Secretaria de Assistência Social; e, Jamily Karoline – do ProSer.
A primeira oficina aconteceu na última quarta-feira (23), no Juvenato Maria Auxiliadora, em Carpina. Na sexta (25), aconteceu a segunda oficina, em Ipojuca. Haverá também em março outras três oficinas: Salgueiro (14 de março), Petrolina (15 de março) e Caruaru (com data a ser definida). O seminário final para finalização do Plano será no Recife, no mês de abril.
Este será o primeiro plano que o Pernambuco vai elaborar visando especificamente o combate ao trabalho infantil e a proteção ao adolescente trabalhador no Estado. Para a elaboração desse plano estão sendo propostos como princípios básicos: a garantia da consideração da equidade e da diversidade; a promoção da articulação institucional quadripartite e o protagonismo juvenil.
O Plano Estadual contará com 07 (sete) eixos estratégicos de discussão: Analise da Situação das diferentes formas de Trabalho Infantil; Fiscalização, Defesa e Responsabilização; Educação Pública e de Qualidade; Comunicação, Mobilização e Articulação; Promoção e fortalecimento da família na perspectiva da sua emancipação e inclusão social; Dotação Orçamentária para execução do Plano e Monitoramento e avaliação da execução do plano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário