segunda-feira, 30 de abril de 2012

30 de Abril: Dia Nacional da Mulher.


Para você mulher onde quer que esteja lendo este blog, desejo-lhe um dia muito feliz. Que este, 30 de abril, seja um dia muito especial para você.

Receba os nossos parabéns!

A Data
O Dia Nacional da Mulher é comemorado aos 30 de abril, data de nascimento de uma grande brasileira: Jerônima Mesquita, um nome desconhecido para muitos. E quem foi Jerônima Mesquita? Foi uma das ilustres brasileiras que viveram no início do século 20.

Nascida na cidade de Leopoldina (em Minas Gerais) foi ainda moça, concluir seus estudos na Europa. Retornando, após observar outro tipo de vida, não se conformou com a situação preconceituosa imposta às mulheres de sua terra natal.

Dotada de inteligência, perspicácia e muito diligente, Jerônima se uniu a um grupo de mulheres combativas e fundou o Conselho Nacional das Mulheres. Se hoje as mulheres têm direito a voto, devem-no a ela, que foi sufragista e lutou para que, em 1932, todas as mulheres, acima de 18 anos, pudessem votar.

Engajou-se em frentes de assistência social, sendo uma das fundadoras da Pró-Matre, hospital beneficente que tinha por objetivo acolher gestantes pobres. A matriz foi no Rio de Janeiro, mas hoje, há hospitais com esse nome em muitas cidades brasileiras; fundou, também, a Associação Cruz Verde.

A data foi instituída através da Lei Nº 6.791 - 09/06/1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário