sábado, 1 de dezembro de 2012

Homens com "barrigas de cerveja" têm ossos mais fracos.

Um estudo da escola de medicina de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que os homens com barrigas de cerveja têm maior chance de desenvolver osteoporose, uma doença normalmente associada a mulheres mais velhas.

No estudo, uma equipe de pesquisadores avaliou 35 homens, com idade média de 34 anos e um índice de massa corporal de 36,5.

Os homens foram divididos em dois grupos: um com gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele e está espalhada por todo o corpo; e outro com a gordura visceral ou intra-abdominal.

Com os testes, foram descobertos que os ossos do grupo com mais gordura visceral apareceu quase duas vezes mais fraco do que aquele com gordura subcutânea.

Os pesquisadores concluíram duas razões principais de que a gordura da barriga pode levar à osteoporose.
Uma delas é que todas as pessoas com gordura visceral segregam menos. A segunda razão é que a gordura visceral segrega certas moléculas que causam a inflamação, o que por sua vez, enfraquece os ossos.

A osteoporose torna os ossos mais propensos a quebrarem, já que eles perdem a densidade. Mais de um terço das mulheres têm uma ou mais fraturas nos ossos por conta da osteoporose durante a vida, enquanto, entre os homens, a proporção é de um em cada cinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário