Na tarde de sexta-feira, dia 27, o
publicitário Ulisses Mendonça convidou o nosso
blog e também o blogueiro Emmanuel Leonel – do blog O Argonauta, para fazer
digamos que uma “auditoria” nos questionários já preenchidos da Pesquisa
“Destaques do Ano 2013” de Bom Conselho.
O trabalho aconteceu na residência do
publicitário Ulisses Mendonça, e tivemos a oportunidade de conferir alguns
questionários, além de tirar algumas dúvidas sobre como está sendo feita a
pesquisa. E após fazer uma auto-avaliação de tudo o que foi apresentado, é possível
constatar a fragilidade da pesquisa.
Bem, para não ser longo, vamos aqui citar um ponto levantado logo no início do encontro pelo blogueiro
Emmanuel Leonel. Porque os questionários não têm a identificação do
entrevistado. E, mais, se não tem identificação significa dizer que a mesma
pessoa pode votar ou até mesmo já ter votado mais de uma vez, em dias ou mesmo
horários alternados. O questionamento, mesmo que de forma tímida, foi
confirmado pelo publicitário Ulisses.
Outro ponto questionável é que o
levantamento está sendo feito em um ponto fixo na Praça Dom Pedro II, centro, à
espera aleatória do entrevistado, o que foge e em muito aos padrões normais de
uma pesquisa.
Também verificamos outros pontos, que aqui não
vem ao caso serem citados, até porque a nossa intenção não é desmerecer o trabalho de ninguém, mas
apenas alertar para alguns erros primários que colocam em dúvida esta
pesquisa.
A pesquisa que está sendo realizada apresenta SIM pontos falhos, que ainda podem ser
corrigidos, mas que dificilmente dará respaldo ao seu resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário