quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Assistir televisão em excesso pode dobrar o risco de morte prematura.

Quando você chega em casa depois de um dia de trabalho duro, às vezes não há nada melhor do que relaxar no sofá em frente à televisão. Mas é melhor não fazê-lo por muito tempo. Um estudo feito pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade de Navarra, na Espanha, descobriu que passar três horas por dia na televisão pode dobrar o risco de morte prematura.

Para chegar a suas conclusões, a equipe analisou o comportamento sedentário de 13.284 universitários espanhóis saudáveis, que estavam com idade média de 37 anos. Os participantes foram acompanhados por uma média de 8,2 anos. Durante o acompanhamento, 97 mortes ocorreram, dos quais 19 foram por doenças cardiovasculares, 46 foram por câncer e 32 eram de outras causas.
Os resultados mostraram que assistir à televisão por três horas ou mais por dia dobrava o risco de morte prematura por todas as causas, em comparação com os participantes que relataram assistir a 1 hora ou menos de televisão por dia. Este achado se manteve mesmo depois de levar em conta outros fatores que podem ter influenciado o risco de morte prematura.

Segundo os cientistas, esses resultados sugerem que adultos deve considerar aumentar a quantidade de atividade física diária, além de evitar períodos longos sedentários e reduzir o tempo de televisão para nada mais do que uma a duas horas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário