quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Brasil terá nova Carteira de Habilitação.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil vai mudar. O documento emitido agora a partir de janeiro terá novas cores e itens de segurança para evitar fraudes. As alterações valem para todo o país e foram estabelecidas numa resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Apesar da mudança, a troca só será necessária quando o motorista tiver que fazer a renovação.

Uma das principais alterações é a substituição da tinta azul esverdeada para a cor preta da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação. A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do estado responsável pela emissão do documento, do lado direito. A nova carta de motorista terá dois números de identificação nacional e um de identificação estadual.

No alto do lado esquerdo, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança, que dificulta a falsificação. E mais: o documento ainda ganhou um código numérico que vai permitir que agentes de trânsito validem a habilitação por meio de um aplicativo que deve ser disponibilizado pelo Denatran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário