sábado, 24 de dezembro de 2016

Vacina da dengue entra na reta final.

A vacina contra a Dengue deve ficar pronta e disponível para os brasileiros até 2018. Essa é a expectativa do Ministério da Saúde e do Instituto Butantan, responsável pelo desenvolvimento da vacina. Além de uma fábrica para produção de vacinas em larga escala estar sendo construída, as doses já estão sendo testadas em seres humanos.

Marcelo de Franco, diretor do Butantan, explica que a ideia é testar a vacina em 17 mil voluntários antes do período de chuvas para que a eficácia seja comprovada. Desde fevereiro a vacina contra a Dengue está na última fase de testes. Se for provado que a vacina realmente imuniza as pessoas, as doses serão disponibilizadas para a população já em 2018.

Gustavo Romero, pesquisador da Universidade de Brasília responsável pelo desenvolvimento da vacina, explica que todos os voluntários que tomam a vacina são acompanhados por cinco anos após receberem a dose. Esse acompanhamento vai permitir, no futuro, saber se há necessidade de outras doses de reforço e por quanto tempo a vacina mantém a pessoa imunizada.

A previsão é que a fábrica para produção de vacinas contra a Dengue seja concluída até setembro de 2017. A expectativa é produzir entre 30 e 40 milhões de doses de vacinas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário