sábado, 24 de março de 2018

Projeto quer acabar com DPVAT.

Um projeto de lei da Câmara dos Deputados quer acabar com o seguro DPVAT. A idéia é criar um novo modelo chamado SOAT, Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito. Ao contrário do DPVAT, o SOAT seria operado por diferentes seguradoras, autorizadas a oferecer planos e valores diferenciados.

Assim, os proprietários de veículos teriam a possibilidade de escolher o serviço que preferir. Atualmente o DPVAT é controlado por uma única empresa, a seguradora Líder, que tabela os preços, e administra os recursos. Segundo o texto, a mudança melhoraria o sistema de pagamento de indenizações, além de impedir fraudes.

Da mesma forma como o DPVAT, o pagamento do SOAT será obrigatório para a liberação do licenciamento anual do veículo, e também para transferências e baixas. Quanto à cobertura do seguro, as indenizações serão pagas em caso de invalidez permanente, total ou parcial, e no reembolso de despesas médicas. O projeto tramita em caráter conclusivo, e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário