quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Aposentadoria de quem é mãe pode ser mais rápida.

Mulheres com filhos podem ter uma aposentadoria diferenciada. A ideia é que contribuam 5 anos a menos. Hoje, uma mulher, com ou sem filhos precisa pagar o INSS durante pelo menos 15 anos para poder se aposentar aos 60 anos de idade, ou durante 30 anos, sem idade mínima de aposentadoria.

Com a mudança, a idade mínima de aposentadoria para todos, homens e mulheres seria de 65 anos. E o tempo de contribuição seria de 40 anos. A não ser mulheres com mais de um filho. A proposta foi apresentada a representantes do futuro governo federal por pesquisadores da FIPE, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

O objetivo é criar uma nova previdência, para os futuros trabalhadores, que nasceram a partir de 2005. E reconhecer, ao mesmo tempo, que mulheres que trabalham e criam filhos são sobrecarregadas. A proposta prevê ainda um benefício básico para todos os aposentados. Mesmo quem não contribuiu com a previdência, a partir dos 65 anos de idade receberia 550 reais.

Sendo que o valor máximo da aposentadoria seria de dois mil e duzentos reais. Quem quiser complementar deve fazer uma Previdência Privada. Segundo a FIPE, a economia seria de um trilhão de reais entre 2020 e 2029.

Nenhum comentário:

Postar um comentário