quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Insetos correm risco de extinção em massa no mundo, alertam cientistas.

Os insetos correm risco de extinção em massa no mundo. O alerta é de cientistas que analisaram 73 estudos sobre o assunto. De acordo com eles, quase metade de todas as espécies de insetos está em rápido declínio e pode haver um "colapso catastrófico" dos ambientes naturais em algumas décadas.

Isso porque, você pode nunca ter pensado sobre o assunto, mas os insetos são vitais para os ecossistemas. Para dar alguns exemplos, basta lembrar que uma infinidade de flores depende dos insetos para sua polinização. Além disso, pássaros, mamíferos, anfíbios, répteis e peixes se alimentam de insetos ou de seus produtos. E muitas espécies de insetos atuam também na degradação inicial de restos de animais e vegetais, devolvendo a matéria orgânica e seus nutrientes ao ambiente.

Os pesquisadores que fizeram o alerta apontam que as principais causas para o desaparecimento dos insetos são a destruição de seus habitats e o uso de pesticidas, que se intensificou na agricultura no mundo nos últimos sessenta anos. A mudança climática, especialmente em regiões tropicais, também é citada como uma das causas que ameaçam a sobrevivência dos insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário