segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Dia da Consciência Negra é feriado em todos os municípios de apenas seis estados.

Na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra. A data marca a luta dos negros pela liberdade da escravidão e por isso é comemorada no dia de aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, o Quilombo dos Palmares.

O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente em 2011, pela lei número 12.519 e o objetivo é que as pessoas possam pensar sobre todo o legado da cultura afro-brasileira e como ela faz parte de nossa história. De acordo com o que determina a lei, o feriado é facultativo a cada município ou estado.

Em seis unidades da federação, a lei é estadual, ou seja, data é considerada feriado em todos os municípios. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão. Já, no Acre, no Ceará, em Pará, em Pernambuco, no Piauí, no Rio Grande do Sul, em Rondônia, em Roraima e em Sergipe a data não é considerada feriado em nenhuma cidade. Também não é feriado no Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário