sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Termina nesta sexta prazo para as empresas pagarem a primeira parcela do 13º salário.

Termina nesta sexta-feira, 29 de novembro, o prazo para as empresas pagarem a primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores contratados no regime CLT. A gratificação natalina está prevista em lei e deve ser paga a todo trabalhador que atuou por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa.

O valor da primeira parcela é metade do salário do funcionário, sem descontos. Já na segunda parcela, que deve ser paga até o dia 20 de dezembro, incidem os descontos. Lembrando que quem não trabalhou os 12 meses recebe, como salário extra, valor proporcional ao tempo trabalhado no ano. Se o trabalhador já recebeu adiantamento do 13º, não tem mais a receber. Quem não receber a primeira parcela até a data limite pode buscar orientação sobre o que fazer no sindicato da categoria.

Segundo dados do Dieese, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o 13° salário deve injetar quase 215 bilhões de reais na economia do país. Cerca de 80 milhões de pessoas têm direito ao benefício. São 49 milhões de trabalhadores formais de mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social. Esses já estão recebendo, inclusive, a segunda parcela do abono. O valor médio que será pago a cada uma dessas pessoas foi estimado pelo Dieese em 2 mil, 451 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário