quinta-feira, 22 de abril de 2021

Moeda digital poderá ser adotada por diversos bancos centrais, inclusive o do Brasil.

O Banco Central do Brasil está entre as instituições financeiras que estudam criar moedas digitais como as bitcoins. A ideia é ter medidas de valor, como as moedas físicas, que sirvam para todo tipo de pagamento de produtos e serviços, inclusive investimentos.

O crescimento das criptomoedas – o dinheiro virtual utilizado em plataformas de vendas de alguns produtos ou em programas de milhagem – acendeu o alerta. As instituições nacionais querem evitar que as moedas independentes invadam o cenário financeiro e ocupem a fatia gerenciada pelos bancos.

A preocupação reside numa eventual perda do controle de mercado numa situação de instabilidade em que não poderão intervir para evitar desastres econômicos. Tem, ainda, a possiblidade de substituir o papel-moeda e as moedas metálicas, com baixíssimo custo.

Os bancos centrais da China, Suécia, do Uruguai, das Bahamas e do Caribe Oriental têm projetos-piloto para a emissão de moedas digitais. E o Brasil prometeu anunciar, em breve, novidades sobre a criação da moeda digital nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário