O governo brasileiro notificou fabricantes de celulares que estão vendendo os aparelhos sem o carregador de energia. Um termo de ajustamento de conduta foi enviado pela Secretaria Nacional do Consumidor para as empresas Apple e Samsung.
O órgão, ligado ao Ministério da Justiça, pede para que os fabricantes retomem a comercializar os carregadores. Caso contrário, o governo brasileiro pode aplicar uma multa de até 10 milhões de reais.
O aparelho Iphone 12 da Apple começou a ser comercializado no Brasil, e no mundo, sem o carregador. O fabricante justificou a medida como uma necessidade ambiental. Em março, o Procon de São Paulo multou a Apple em 10 milhões de reais pelo mesmo motivo.
Além disso, o novo aparelho da marca vem sem o fone de ouvido, item comum nos aparelhos celulares. Tanto carregador quanto fone podem ser adquiridos separadamente, o que no Brasil pode configurar venda casada.
A Apple informou que não vai comentar a decisão. Outras marcas de celulares ainda não retiraram os carregadores da caixa, mas a tendência é mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário