segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Golpistas seguem usando prova de vida para enganar vítimas.

O INSS alerta para o golpe da prova de vida. Estelionatários estão entrando em contato com aposentados e pensionistas solicitando dados pessoais. Eles pedem a foto da vítima para não ter o bloqueio do pagamento. É tudo golpe. Com os dados em mãos, os golpistas fazem transações irregulares, como os empréstimos consignados, que são descontados diretamente na aposentadoria.

Em nota, o INSS informa que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos. Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda à solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato.

O telefone do INSS para dúvidas é o 135. Importante informar que o procedimento da prova de vida está suspenso desde 2 de fevereiro. Agora não é mais exigida a presença do aposentado ou do pensionista no banco. O recadastramento passou a utilizar o cruzamento de dados de outras bases do Governo Federal, e não é mais preciso ir à instituição financeira, somente se for chamado, mas, neste caso, oficialmente, pelo INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário