Foram mais de 20 anos de imbróglio, mas o município de Boa Esperança do Norte, no Mato Grosso, finalmente está autorizado a existir. A decisão foi proferida há poucos dias pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Boa Esperança do Norte é um município desmembrado das cidades de Nova Ubiratã e Sorriso e se tornará o município brasileiro de número 5.569.
Em 2000, Boa Esperança do Norte teve sua criação aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso – no entanto, ainda naquele ano, o Tribunal de Justiça mato-grossense reverteu a decisão, atendendo a pedido do município de Nova Ubiratã. O caso foi parar na Suprema Corte e, por 8 votos a 3, a mais alta instância da justiça brasileira validou a lei que cria o município.
Boa Esperança do Norte nasce oficialmente com cerca de 7.000 habitantes e tendo o agronegócio como atividade econômica principal. O município agora é o mais jovem do país, assumindo o posto que até então pertencia à cidade de Pescaria Brava, em Santa Catarina, emancipada em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário