Os sinais de internet móvel 2G e 3G estão com os dias contados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já se organiza para o fim dos sinais nas duas frequências. Uma consulta pública já está aberta para definir um plano de desligamento da Segunda e da Terceira Gerações de internet móvel, que estão caindo no desuso após a popularização do 4G e do 5G.
De acordo com a Anatel, os dispositivos compatíveis apenas com as tecnologias 2G e 3G estão se tornando obsoletos para atender às demandas das aplicações atuais. A grande maioria de acessos móveis que são realizados atualmente usa as tecnologias mais avançadas – especialmente a 4G, mas com expansão já significativa do 5G.
Segundo informações do setor, o 2G e o 3G, que chegaram a contar com 200 milhões de linhas ativas, hoje somam menos de 20 milhões. A tecnologia predominante é o 4G, com 200 milhões de linhas. O 5G vem crescendo desde seu lançamento, no ano passado, atingindo a marca de 10 milhões de usuários.
A consulta pública pretende ouvir, de especialistas do setor e da sociedade como um todo, quais medidas as prestadoras de serviços de telecomunicações, os fabricantes de equipamentos e os usuários poderiam adotar para fomentar a transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G e também se existem outros aspectos que devem ser considerados pela Anatel na transição definitiva dessas tecnologias usadas em sistemas móveis. A consulta pública termina no dia 2 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário