A Copa do Mundo de 2030 será disputada em seis países da América do Sul, da Europa e da África. O anúncio foi feito pela Fifa, entidade máxima do futebol, e deixou muita gente surpresa e confusa.
Oficialmente, as sedes serão Espanha, Portugal e Marrocos. Por mais que sejam dois países da Europa e um da África, até faz sentido, uma vez que Portugal faz fronteira com a Espanha, que está separada de Marrocos apenas pelo Estreito de Gibraltar, ou seja, poucos quilômetros de água do mar.
O que mais chamou a atenção é que uma Copa do Mundo disputada do outro lado do Oceano Atlântico contará com jogos aqui do lado: na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. Isso porque, em 2030, será comemorado o centenário da competição.
A primeira edição, em 1930, foi disputada no Uruguai, que receberá a partida de abertura. Depois, haverá um jogo da primeira fase na Argentina, outro no Paraguai. A Fifa explicou que, em um mundo dividido, o futebol tem buscado a união. E que a decisão de trazer partidas para a América do Sul foi aceita por unanimidade pelo Conselho.
Vale lembrar que antes tem a Copa de 2026, que terá três sedes, porém todas no mesmo Continente: México, Estados Unidos e Canadá. E que essa será uma edição diferente, com 48 seleções, 16 a mais que nos últimos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário