Essa é uma notícia que não deixa ninguém feliz. O Brasil tem cinco representantes no ranking mundial de corrupção. A lista, organizada pelo Banco Mundial, traz os 150 maiores casos internacionais de suborno e lavagem de dinheiro.
O representante brasileiro de maior destaque é o ex-prefeito de São Paulo e hoje deputado federal Paulo Maluf, que aparece em dois dos processos listados pelo órgão.
Em um, é acusado de movimentar ilegalmente 140 milhões de dólares no Banco Safra, entre 1993 e 96. E, no outro, é acusado de ter mandado dinheiro de pagamentos fraudulentos para contas no exterior.
Outro brasileiro na lista é o banqueiro Daniel Dantas, citado, junto com a irmã, Verônica Dantas, por envolvimento no caso do Grupo Opportunity, em 2008.
O também banqueiro Edemar Cid Ferreira está na relação por causa da sua gestão, à frente do Banco Santos, do qual foi fundador. Credores da instituição perderam, juntos, um bilhão de dólares na ocasião.
O quinto brasileiro citado é Rodrigo Silveirinha, ex-subsecretário de Administração Tributária do Rio de Janeiro, que se envolveu, em 2002, em um esquema que cobrava propinas de empresas em troca de benefícios fiscais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário