sábado, 27 de julho de 2013

A cada 15 segundos e meio, um consumidor foi vítima de fraude no primeiro semestre.

Consumidores brasileiros sofreram mais de um milhão de tentativas de fraudes no primeiro semestre.

A cada 15 segundos e meio, houve um caso do chamado roubo de identidade, quando criminosos usam dados pessoais de terceiros para transações financeiras.

A pesquisa é da Serasa, que alerta que essas quadrilhas abrem contas em bancos e pegam talões de cheque, cartões de crédito ou fazem empréstimos e crediários em nome de outras pessoas, já com a intenção de não pagar as dívidas.

Segundo a pesquisa, entre janeiro e junho, a telefonia foi o maior palco dos golpes. O setor representou 40% do total dos casos. Em segundo lugar, ficou o setor de serviços, que inclui seguradoras, construtoras, imobiliárias, salões de beleza e agências de turismo, entre outros. Em terceiro, vieram os bancos e financeiras.

A Serasa alerta que consumidores que tiveram documentos roubados estão mais vulneráveis a serem vítimas das fraudes. Além disso, fornecer dados pessoais em cadastros em qualquer site ou por telefone facilita a atuação dos golpistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário