Consumidores
brasileiros sofreram mais de um milhão de tentativas de fraudes no primeiro
semestre.
A cada 15 segundos
e meio, houve um caso do chamado roubo de identidade, quando criminosos usam
dados pessoais de terceiros para transações financeiras.
A pesquisa é da
Serasa, que alerta que essas quadrilhas abrem contas em bancos e pegam talões
de cheque, cartões de crédito ou fazem empréstimos e crediários em nome de
outras pessoas, já com a intenção de não pagar as dívidas.
Segundo a pesquisa,
entre janeiro e junho, a telefonia foi o maior palco dos golpes. O setor
representou 40% do total dos casos. Em segundo lugar, ficou o setor de
serviços, que inclui seguradoras, construtoras, imobiliárias, salões de beleza
e agências de turismo, entre outros. Em terceiro, vieram os bancos e
financeiras.
A Serasa alerta que
consumidores que tiveram documentos roubados estão mais vulneráveis a serem
vítimas das fraudes. Além disso, fornecer dados pessoais em cadastros em
qualquer site ou por telefone facilita a atuação dos golpistas.
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