Serviços de TV paga, telefonia e internet
poderão ser cancelados sem que o cliente precise falar com um atendente. É
o que determina a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com a Anatel, o cancelamento
automático poderá ser feito de forma eletrônica, por
telefone, internet ou terminais de autoatendimento. Ou seja, o cliente não
terá mais de aguardar para ser atendido por setores de call center, nem vai
precisar ouvir contrapropostas das operadoras.
O cancelamento automático deverá ser
processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis. A regra consta no
Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações,
que prevê ainda a ampliação da rede de atendimento pós-venda e
do prazo de validade dos cartões pré-pagos.
A medida deve ser implementada pelas
operadoras 120 dias após a publicação do novo regulamento. Se forem
publicadas ainda neste mês, vão valer a partir de junho.
Segundo a Anatel, as novas regras vão
aumentar a transparência nas relações de consumo e ampliar os direitos de
quem utiliza telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura.
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