sábado, 22 de agosto de 2015

Tártaro gengival‏ com o Dr. Renivaldo Tenório.

O que é o tártaro? O tártaro, também conhecido como cálculo, é a placa bacteriana que se fixou e endureceu nos dentes. Ele pode formar-se junto da linha da gengiva ou abaixo dela e a sua presença pode irritar os tecidos gengivais. O tártaro garante uma superfície maior e mais aderente para que a placa bacteriana possa crescer, o que pode levar a situações mais sérias como a cárie dentária e a formação de doenças gengivais como a gengivite e a periodontite.

O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengivas, mas também é um problema estético. Substância porosa, o tártaro absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.
Como evitar a formação do tártaro? Somente a escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feita com instrumentos especiais, é conhecido como "raspagem".

São três os estágios das doenças de gengiva:
Gengivite: Este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.
Periodontite: Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.

Periodontite avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Cirurgião Dentista Dr. Renivaldo Brandão Tenório. Clínica Geral e Ortodontia. Consultório na Rua Dr. Manoel Borba, nº 137, primeiro andar do Biolab. Telefone: (87) 3771-1619.

Nenhum comentário:

Postar um comentário