sábado, 17 de setembro de 2016

De Lula a Prefeitos Populistas: Entenda a polêmica aversão a concursos e a servidores públicos!

Olá caros colegas estudantes, concurseiros, servidores públicos e população em geral. Nossa página tem o objetivo de informar, postar dicas, notícias e motivação relacionados a concursos públicos. Mas devemos ir além... Procuramos, também, refletir juntos sobre a importância dos concursos públicos para aplicação plena da democracia e igualdade de oportunidades.

Desconsiderando toda essa luta honesta de quem faz concursos ou já é servidor público, nesta semana, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva - acusado de participar e comandar esquemas de corrupção – em mais um de seus discursos eloquentes, afirmou o seguinte: “A profissão mais honesta é a do político. Sabe por quê? Porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir pra rua encarar o povo e pedir voto. O concursado, não. Ele se forma numa universidade, faz um concurso e está com o emprego garantido.”

Perceba que até mesmo antes de tentar denegrir a imagem de quem é servidor concursado, ele afirma que políticos, mesmo os que roubam, são honestos. E para ratificar isso, o Lula usou o exemplo de quem faz concurso público, é aprovado, e, segundo ele, vai passar o resto da vida tranquilo sem compromisso com a população. Esse absurdo proferido pelo Ex-presidente é nada mais que um reflexo da velha política falaciosa de um populismo barato que é difundida por diversos políticos adeptos ao comandante maior.
Na Prefeitura de diversas cidades, e de modo mais aparente nessa época de eleições, podemos identificar o desdém de Prefeitos e Vereadores com servidores públicos e com a não realização de concurso público. E por que tal aversão? Primeiramente, saiba que quando uma Prefeitura não realiza concursos públicos ela terá que contratar pessoas de seu interesse para atuar no serviço público, afinal a máquina pública não pode parar.

Muitas dessas pessoas contratadas têm um vínculo de dependência para com o Governo Municipal, podendo ser demitidas de modo mais frágil – a qualquer momento. E para continuar com o emprego, infelizmente, terão que se submeter a exigências e imposições dos governantes tais quais: Apoiar a gestão atual; Atuar como cabo eleitoral; Evitar críticas e Depender de uma renovação de contrato.

E minha crítica aqui não é para quem é contratado de modo temporário em Entes Públicos, é sim para esse sistema de coação e manobra de quem está no poder. Vários desses contratados estão em busca de uma oportunidade de trabalho, e como consequência dessa prática arcaica, são submetidos às exigências político-partidárias do governo da situação.
Com quem é concursado a história é diferente... O vínculo, geralmente, é efetivo, com estabilidade. O candidato tem que passar por um processo seletivo amplamente divulgado, com oportunidade para todos participarem, realizará um aprova objetiva – em regra – e será submetido a avaliações periódicas (acho que o Lula não sabe o que é estágio probatório, ou finge não saber!)

Seu patrão maior é a população através das leis, e da Constituição Federal. Você só perde o cargo se cometer alguma irregularidade grave e ainda assim tem direito ao contraditório e a ampla defesa, passará por um Processo Administrativo (PAD) com possibilidade de recurso ao Poder Judiciário. Não fica refém de exigências político-partidária nem impedido de votar em outro candidato.

Nossa luta por concurso público perpasse além de ser um meio de ascensão social igualitário pautado na meritocracia. Atinge, também, um efetivo exercício da cidadania, uma prática da função pública sem “rabo preso” e um exercício mais efetivo da democracia. Isso tudo – que vai da fala do Lula às práticas de Prefeituras que evitam realização de concurso para seguir com uma ação eleitoreira – reflete que a velha política ainda vigora e possui diversos adeptos.

Você que estuda para concursos ou já estudou faça o seguinte: Fale para cada candidato que passa em sua porta o que é abdicar de muitas coisas para estudar, ter um maior conhecimento e atingir objetivos. Fale que a cada 4 anos você não precisa passar na porta de cada pessoa com promessas mentirosas para atingir o poder. Fale que nosso processo político está defasado, que os políticos têm diversos privilégios, inclusive nos julgamentos de ilegalidades cometidas. Fale que para chegar em um cargo público você precisa de disciplina, dedicação, conhecimento e honestidade, valores estes que, infelizmente, faltam a muitos dos nossos representantes no Governo.
Ser concurseiro e servidor público é antes de tudo ser cidadão. Ser cidadão é agir com escolhas responsáveis para melhoria da população. Portanto, não se engane ao achar que os políticos só fazem concurso quando bem entenderem, comece a cobrar e acionar os órgãos de fiscalização, a internet te oferece todas as ferramentas. Cobre cada um que aparecer “pedindo voto”, faça sua parte, ela só pode ser feita por você mesmo!

Wesley França: Professor e Coordenador do EAP Cursos/EAPCON, Servidor Público Federal, Pós graduado em Direito Previdenciário, Administrativo e Constitucional, concurseiro, escritor amador e editor do site.
Mais informações e aulas para concursos:
Celular / Whatsapp: (82) 8183-3132 e (87) 9602-9415
Ou compareça aos sábados no Ceru - Escola Coronel José Abílio (local das aulas), das 17hr às 22hr! Falar com um dos Coordenadores (Wesley ou Rivaldo)
“Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum.” (Jim Rohn)

Nenhum comentário:

Postar um comentário