quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Eleições 2016: Faltam 10 dias - saiba como são eleitos candidatos a Prefeito e Vereador.

No próximo dia 02 de outubro, os eleitores de Bom Conselho escolherão o prefeito e vereadores para o próximo quadriênio. A contabilização dos votos para eleição desses dois cargos é feita de forma diferente.

Prefeitos, assim como os governadores e presidente da República são cargos majoritários. Já vereadores, deputados federais e estaduais são escolhidos pelo sistema proporcional. Tanto para a eleição dos cargos majoritários, quanto para o dos proporcionais, somente são considerados os votos válidos. Dessa forma, não são contabilizados, para nenhum efeito, os votos brancos e nulos.

Para ser eleito, o candidato a cargo majoritário tem de conseguir a maioria dos votos válidos. Já na eleição para cargos proporcionais não são eleitos necessariamente os candidatos que obtêm a maioria dos votos. Para se elegerem, os candidatos dependem de dois cálculos: o quociente eleitoral e o quociente partidário.

Na eleição do próximo dia 02 de outubro, são pouco mais de 60 nomes concorrendo as 13 vagas de vereadores disponíveis em Bom Conselho. No caso do prefeito, são 2 candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário