sábado, 2 de novembro de 2019

Sensação brasileira supera até Romário em início na Europa.

Sete jogos, apenas 435 minutos em campo e nada menos que sete gols marcados. Talvez nem em seus sonhos mais otimistas, Gabriel Martinelli, de apenas 18 anos de idade, não poderia imaginar um começo tão arrasador de carreira no Arsenal. O brasileiro não salvou a eliminação de seu time em jogo épico frente ao Liverpool na Copa da Liga Inglesa, é verdade. Mas seguiu aumentando seus números, igualou o início de Ronaldo Fenômeno na Europa e deixou para trás nomes lendários como os de Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Martinelli estreou pelo Arsenal logo na primeira rodada da Premier League, mas ficou apenas 6 minutos em campo e passou em branco. A saga goleadora começou na primeira partida como titular: dois gols na goleada sobre o Nottingham Forest pela Copa da Liga. No primeiro jogo internacional, mais dois gols diante do Standard Liège, da Bélgica, pela Liga Europa. Ele também havia marcado contra o Vitória de Guimarães, de Portugal, pela mesma competição, antes de balançar as redes mais duas vezes contra o Liverpool na última quarta-feira (30). Em todas as vezes que saiu jogando e teve mais tempo em campo, Martinelli balançou as redes. Não por menos, já se transformou no Gabigol do Arsenal.

O começo é tão arrasador que tem pouquíssimos precedentes. Ronaldo fez os mesmos sete gols em seus primeiros 400 minutos de Europa. Pelo PSV, em 1994, marcou contra Vitesse, Go Ahead Eagles (duas vezes), Bayer Leverkusen (três vezes) e Sparta Roterdã. Pelo mesmo PSV, Romário balançou as redes cinco vezes em seu começo em 1988. Rivaldo só conseguiu três gols em seu início no Deportivo La Coruña, em 1996. Ronaldinho Gaúcho tem dois gols nos primeiros 400 minutos pelo PSG, em 2001. Mais recentemente, Neymar precisou de quase 1.500 minuto para chegar a sete gols com a camisa do Barcelona – nos primeiros 400, fez apenas um.

E nem mesmo os nomes mais consagrados do futebol atual tiveram um começo tão fulminante. Cristiano Ronaldo marcou apenas cinco gols em 33 jogos (1.565 minutos em campo) em sua primeira temporada pelo Sporting. Lionel Messi somou nove bolas nas redes nos primeiros 34 jogos pelo Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário