A cada três sobreviventes da Covid-19, um desenvolve distúrbios cerebrais ou psiquiátricos no prazo de seis meses. O estudo, realizado com mais de 230 mil pacientes, a maioria norte-americanos, levanta um alerta: A pandemia causada pelo novo coronavírus pode gerar uma onda de problemas mentais e neurológicos.
A conclusão dos cientistas da Universidade de Oxford, responsáveis pela pesquisa, leva em conta diagnósticos de ansiedade e depressão, os mais comuns dentre 14 tipos de patologias psiquiátricas registradas. A lista tem em menor incidência, casos de derrame, demência e outros distúrbios neurológicos pós-Covid, principalmente nos casos de maior gravidade.
Os especialistas estão preocupados com o aumento desses problemas em pacientes contaminados. Estudo realizado pelo mesmo grupo em 2020 apontou que 20% dos doentes que se curaram, ficaram com alguma sequela neurológica após três meses da contaminação. Nesta pesquisa, publicada na revista Lancet Psyquiatry, o índice subiu para 34% no período de seis meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário