terça-feira, 14 de junho de 2016

Conselho de Ética aprova parecer pela cassação de Eduardo Cunha.

O Conselho de Ética aprovou nesta terça-feira (14), por 11 votos a 9, parecer do deputado Marcos Rogério pela cassação do mandato do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha. A decisão ocorre uma semana após ser divulgado que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão de Cunha ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No processo, o peemedebista é acusado de quebra de decoro parlamentar por manter contas secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras no ano passado.

Segundo o relatório de Marcos Rogério, trustes e offshores foram usados por Eduardo Cunha para ocultar patrimônio mantido fora do país e receber propina de contratos da Petrobras. O deputado diz no parecer que o presidente afastado da Câmara constituiu os trustes no exterior para viabilizar a "prática de crimes".

Com a aprovação do relatório, a defesa de Cunha tem cinco dias úteis, a partir da publicação do resultado no "Diário Oficial da Câmara", para recorrer da decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário