quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Som do despertador influencia seu dia.

O tipo de alarme matinal pode afetar a maneira de acordar e o rendimento do dia. E o despertador em tons melódicos é mais eficaz do que os despertadores tradicionais com sons de bip. A descoberta é de um estudo australiano.

Os pesquisadores descobriram que se a pessoa não acorda corretamente, o desempenho no trabalho pode ser prejudicado por períodos de até quatro horas. Isso pode estar relacionado até a acidentes graves. Isso por que, existem um estado chamado inércia do sono que é a transição entre sono e vigília. Quanto mais intenso for o estado de inércia do sono ao acordar, mais intenso será o sentimento de sonolência, confusão e falta de jeito pela manhã.

Os resultados da pesquisa mostraram que os alarmes melódicos, ou seja, músicas podem ser o elemento chave para um estado de transição mais alerta e um dia mais produtivo. No estudo, as pessoas que usavam alarmes mais melódicos estavam mais alertas no período da manhã, enquanto aquelas que usavam alarmes de sons mais severos como o de um bip se sentiam menos acordados.

Os pesquisadores lembram a importância desses resultados para pessoas em empregos que exigem resposta imediata. Como por exemplo enfermeiras de emergência, bombeiros e motoristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário