segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Brasil é um dos países com maior número de fraudes em compras online; saiba como se proteger.

O volume de compras online tem crescido no Brasil nos últimos anos. Para se ter uma ideia, as vendas no comércio eletrônico aumentaram quase 70% entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, segundo o índice MCC-ENET, criado pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Mas, à medida que crescem as vendas por aplicativos e sites de internet, crescem também as fraudes. Levantamento realizado pela operadora de cartões de crédito Visa traz o Brasil em segundo lugar no ranking de fraudes no comércio virtual na América Latina.

A principal dica para se proteger desse tipo de crime é só comprar em lojas confiáveis. Cheque sempre se você está navegando no site oficial da loja - e a maneira mais fácil de garantir isso é digitando o endereço no navegador ou usando o aplicativo oficial. Evite clicar em links que te direcionam para as páginas. Também não é recomendado deixar os dados do seu cartão salvos nas plataformas de compras. Isso pode facilitar compras futuras, mas aumenta também as chances de que esses dados sejam roubados. Uma dica é usar a versão virtual do seu cartão, que a maioria dos bancos e fintechs oferecem de graça aos clientes. O número, a data de validade e código de segurança são diferentes do cartão físico. Cada instituição opera o cartão virtual de um jeito mas, normalmente, há alterações periódicas no número ou no código verificador, que expiram após o uso ou um certo período, por exemplo, diminuindo as chances de fraude.

No Brasil, o consumidor tem o direito de pedir o cancelamento de compras feitas indevidamente com seus documentos. De acordo com o Código do Consumidor, se a operadora do cartão de crédito clonado se recusar a suspender as compras fraudulentas, obrigado o cliente a pagar a cobrança, ele pode acionar a justiça e reaver todos os valores pagos indevidamente, em dobro.

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