quinta-feira, 4 de março de 2021

Bandeira da conta de luz continua amarela em março.

A conta de luz, em março, terá bandeira tarifária amarela, a mesma dos meses de janeiro e fevereiro. A informação é da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. Isso significa que ainda haverá a cobrança de uma taxa extra de um real e 34 centavos para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Segundo a agência reguladora do setor, em fevereiro choveu bastante regiões das principais bacias do Sistema Interligado Nacional e março ainda é um mês tipicamente chuvoso. No entanto, os níveis dos principais reservatórios de hidrelétricas ainda estão abaixo do esperado para essa época do ano, como consequência da forte estiagem registrada entre setembro e janeiro.

As condições, portanto, não são das melhore para a produção de energia pelas hidrelétricas. Lembrando que bandeira é verde quando os reservatórios de água estão cheios e as condições para geração de energia nas hidrelétricas são favoráveis. Aí, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.

Diferente do que acontece quando a bandeira é amarela ou vermelha. Essas cores indicam que as condições são menos favoráveis e há mais custos para a produção de energia - custos que são repassados ao consumidor, na cobrança de um valor extra por quilowatt-hora consumido, a depender do grau de criticidade.

Para evitar consumo alto de energia e, conseqüentemente, contas mais caras, é importante economizar, usar a energia de forma consciente. Algumas das principais dicas são: tome banhos mais curtos, de no máximo 5 minutos, não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado e apague a luz ao sair de um cômodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário