Três jogadores brasileiros de futebol foram banidos para sempre do esporte pela Fifa. Ygor Catatau, Gabriel Tota e Matheus Phillipe estão impedidos de jogar futebol profissionalmente pelo resto de suas vidas por envolvimento em casos de manipulação de resultados.
A punição aplicada pela entidade máxima do futebol mundial, na verdade, amplia o que já tinha sido o entendimento do STJD, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Na decisão do STJD, ao julgar o escândalo das apostas, a Corte definiu que o banimento valeria tanto em território nacional como internacional. No entanto, como é um tribunal brasileiro, ligado à CBF, outras confederações nacionais teriam que acatar a decisão para que ela valesse em seu território.
Com o banimento da Fifa, no entanto, a decisão passa a valer automaticamente em todo o mundo. Além, de Ygor, Gabriel e Matheus, outros 8 jogadores envolvidos nos casos de manipulação de resultados, para obter vantagens financeiras, também foram punidos, mas com afastamentos temporários dos gramados, variando de 360 a 720 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário